Olá pessoal,
Ontem mesmo comecei com os novos vídeos do Receitário, que já estava prometendo há um tempo. E então lembrei que outra coisa que tinha prometido em posts anteriores é a receita do molho de tomate. É bem simples, e fica muito mais gostoso do que aqueles prontos de supermercado. Além disso, dá tempo de fazer enquanto o macarrão cozinha. Então, sem desculpas. Molho comprado nunca mais!! (Nas semanas de provas é justificável).
Eu não tenho muita frescura na hora de fazer o molho. Gosto dele bem simples. Mas feito com carinho, o sabor fica todo especial, e quem já provou jura ter adorado. Talvez o segredo seja somente esse: carinho!!
Veja o vídeo no youtube
Os ingredientes:1 cebola picada em cubos;4 tomates cortados em cubos;Azeite de oliva;100ml de água;Manjericão;Sal, açúcar e pimenta a gosto.
Como fazer:Cubra o fundo de uma panela com azeite de oliva, e leve a fogo médio, para aquecer;Acrescente a cebola, e refogue bem até dourar;Junte os tomates e refogue por alguns minutos, até começarem a desfazer;Acrescente um pouquinho de água, tampe a panela e deixe cozinhando em fogo médio;Não se esqueça de mexer bem a cada pouco;Quando os tomates estiverem completamente desmanchados, desligue o fogo e acrescente um pouco de açucar, sal a gosto, pimenta e o manjericão;Mexa bem e sirva acompanhado da sua massa favorita.Bom apetite!!
Eu uso os tomates inteiros, mas se você preferir tirar as sementes e a pele, sem problemas. Eu também tiro, dependendo da ocasião. Em todo caso, fica ótimo de qualquer maneira.
Dica: Se for tirar o tomate e a pele, experimente triturar os tomates antes de refogá-los, ou até triturar todo o molho uma vez pronto. Fica mais homogêneo e bonito para a apresentação.
Se você preferir com pedacinhos de tomate, como eu, não tem necessidade de cozinhar muito tempo. Se quiser um molho mais encorpado, tenha um pouquinho mais de paciência e deixe uns minutos mais. Depende do seu gosto. Quando você achar que está bom, retire do fogo e tempere.
O açúcar serve pra tirar a acidez do tomate. Não precisa muito não, uma pontinha de colher é suficiente. Mas coloque. Pode parecer que não, mas faz toda a diferença. O manjericão é, pra mim, todo o sabor do molho. Faça o possível e o impossível para encontrar e use. Se não gostar, o que eu nem sei se pode existir alguém que não goste, você pode usar salsinha, cebolinha, louro, sazón, ou o que preferir ou tiver em casa.
Pra mim, esse molho acompanhado de um spaghetti al dente é uma refeição mais que especial. Comeria todos os dias fácil, fácil. Use também na sua pizza, na lasanha, nas panquecas, no miojo, ou em qualquer receita que leve molho de tomate. Tenho certeza que você e quem provar vai notar a diferença.
Até a próxima, pessoal.

Também sou fã de manjericão! As vezes coloco uma folhinha de hortelã, dá um gostinho "ice" no final... ;)
ResponderExcluirVou provar a do hortelã, pra ver que tal :)
ExcluirDiliça!
ResponderExcluir