Nada melhor, na minha opinião, que a cozinha italiana. Sou até suspeito em dizer, mas é que realmente adoro, e não posso deixar de postar essa e muitas outras receitas, que são maravilhosas, de fato. E é claro, entre os pratos italianos, os risottos se destacam. Por isso, vou passar uma receita bastante simples, e que é ótima pra qualquer ocasião.
A maneira como se faz o risotto na Itália é um pouco distinta da que conhecemos no Brasil, ou pelo menos distinta da que eu conhecia, então pode ser um pouco estranho no começo, mas garanto que o resultado é satisfatório:
Os ingredientes:
400g de arroz;
1 cebola ralada;
100ml de vinho branco seco;
1l de caldo de verduras;
Açafrão, em pó ou em pistilos;
Queijo parmesão ralado;
Sal, pimenta e manteiga a gosto.
Como fazer:
Derreta a quantidade desejada de manteiga em uma panela;
Refogue a cebola por alguns minutos na manteiga;
Adicione o vinho, e deixe cozinhar em fogo médio até que reduza o volume;
Junte o arroz e refogue por uns minutos, para que se cubra de líquido;
Agregue uma concha de caldo fervente e deixe que o arroz absorva;
Quando esteja secando, coloque uma concha mais. Repita por uns 10 minutos;
Adicione um pouco de açafrão no caldo restante e acrescente ao arroz;
Deixe cozinhar normalmente, até que esteja seco;
Misture o queijo parmesão com a manteiga, e junte com o arroz, mexendo bem;
Tampe a panela e deixe uns minutos, para que fique cremoso e brilhante.
Sirva com mais queijo parmesão, decore com ervas de preferência.
Bom apetite!
Essa receita é para 4 pessoas, mas aqui em casa sempre termina em briga por um pouco mais, porque acaba não sendo suficiente. Bom sinal.
Um filme me contou que manteiga nunca é demais. E realmente, não é mesmo. Se você se preocupa com as calorias, maneire. Se não, aprecie sem moderação. O importante é colocar no começo e colocar no final. Principalmente no final. A quantidade não importa.
Uma observação importante: Tenha sempre um vinho para cozinhar. Não precisa ser ótimo, nem ser caro, nem nada. Sendo vinho já é suficiente. Ele ainda pode ser aproveitado para outros fins depois, né!!
O arroz agulhinha, de todos os dias, serve. Se você quiser usar uma variedade especial pra risotto, perfeito, mas não é fundamental, na minha opinião. Eu usei arroz arbóreo.Vai mudar um pouco o aspecto, e talvez o tempo de preparo, mas não são mudanças significativas.
Sobre o caldo de verduras, você pode substituir por outro de sua preferência. Eu uso esse para não se parecer a um risotto de frango ou de carne. Esses serão outras receitas. Se você tiver líquido, ótimo. Se tiver em cubos, dissolva-os em água fervente antes e pronto.
O açafrão que eu uso é o que vem em pistilos inteiros. É muito comum aqui na Espanha, já que é um dos ingredientes principais da paella, que virá em breve. Se não achar, use em pó mesmo. Não é preciso muito, um pouquinho já dá cor e sabor.
Se tiver a oportunidade, compre uma peça de queijo parmesão e rale na hora de usar. Você, sem dúvidas, não vai se arrepender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário