sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Molho de açafrão, para sua macarronada


Seguindo a mesma linha do post anterior, sobre comida e italiana e risotto, os quais comentei que sou fã, aproveito para colocar uma receita bem parecida, mas dessa vez com macarrão. Afinal, quem não gosta de macarrão?

É um molho bastante simples e rápido de fazer, e o resultado é ótimo. Você pode fazer em pouco tempo, variar um pouco a tradicional macarronada de molho de tomate, e ainda deixar uma simples refeição em algo mais especial.

Os ingredientes:
1 cebola ralada;
1 dente de alho amassado;
200ml de vinho branco seco;
250g de queijo mascarpone;
Açafrão, em pó ou em pistilos;
Salsinha e manjericão picados;
Queijo parmesão ralado;
Sal, pimenta e manteiga à gosto.
Como fazer:
Derreta a manteiga na panela e junte a cebola, refogando-a;
Agregue o alho à cebola, e doure-os por uns minutos;
Incorpore o açafrão. Uma pontinha de colher é suficiente;
Regue com o vinho, e deixe por alguns minutos, para que se reduza o volume;
Acrescente o mascarpone, cozinhando alguns minutinhos;
Tempere com sal e pimenta, a sua maneira;
Acrescente as ervas aromáticas e pronto.
Sirva com o macarrão de sua preferência, acompanhado de parmesão ralado.
Bom apetite!

Veja só, bastante simples, não? O tempo que se gasta para preparar o molho acaba sendo menor que o tempo que se gasta em cozinhar o macarrão. E confesso que fica uma delícia. Já fiz algumas vezes e adorei.

Sobre o açafrão, quem viu o post anterior já sabe. Eu uso em pistilos, porque é mais comum aqui na Espanha. Se você usar em pó, sem problemas, entendo que é mais comum no Brasil. Use pouco, uma pontinha de colher, já que o açafrão é bastante forte. Se tem dúvidas das quantidades, coloque pouco a pouco e vá provando. Da próxima vez você já saberá.

O queijo mascarpone é um queijo italiano muito conhecido, que se usa principalmente para fazer doces. Não sei se é comum encontrar no Brasil, mas de qualquer forma, você pode variar a receita usando qualquer queijo cremoso que seja da sua preferência, como por exemplo, o requeijão. Já testei com o camembert também, e adorei.

A manteiga, como já disse, nunca é demais. O sal e a pimenta você coloca na sua medida. Se puder, tenha um moedor de pimenta, para moê-la na hora de usar. O vinho, só é preciso deixar que cozinhe alguns minutos para que se evapore o álcool, e sem mais segredos.

Vocês verão, ao longo das receitas que postarei, que adoro salsinha e manjericão. Quase sempre coloco ou um ou outro. Nessa, os dois. E é a combinação perfeita. Também adoro queijo, e sempre coloco um pouquinho em quase tudo. Nessa receita, o parmesão fica perfeito, mas se você quiser substituir por outro da sua preferência, ficará melhor a sua maneira. 

Para o macarrão, escolha o que você mais gostar. Eu usei tagliatelle. Comprei desses que vem refrigerados, e que cozinham super rápido, e tem sabor de macarrão caseiro. O convencional também serve. Basta cozinhar em água fervente, com um pouco de azeite e uma pitada de sal, durante o tempo que indica a embalagem, escorrer a água e servir.

Numa outra oportunidade, posto uma receita de massa de macarrão. A massa é bastante fácil de fazer. Dá mais trabalho cilindrar e cortar os fios de macarrão. Mas, caso um dia você queira tentar, a receita vai estar aqui. Confesso que faço pouco, já que o tempo quase sempre é apertado. Mas, de vez em quando, vale muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário