segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Panquecas

Olá pessoal,
Mais uma receita de um dos meus pratos favoritos, senão o favorito: Panquecas. Não sei bem sobre as origens desse prato, porque me remetem tanto aos famosos pancakes norte-americanos como aos cannelloni italianos. De algum dos dois saiu, ou quem sabe até de ambos, e acabou tornando-se um prato bem brasileiro, dos melhores que eu conheço.

A receita é bastante simples, e talvez o único que realmente dê um pouco de trabalho seja fritar a massa, mas isso também vai depender da quantidade que você vai fazer. Se você não for tão exagerado como eu, sem problemas. 

Já o recheio e o molho vão depender da sua criatividade. Agora especifico a tradicional de carne moída com molho de tomate, que eu adoro, e foi a que eu fiz para o almoço de sábado. Em outra ocasião, quem sabe posto uma de frango ou atum. O que acham?

Para a massa, anote aí:
Os ingredientes:
3 ovos;
1/2 xícara de azeite;
1l de leite;
1 colher de sopa de maisena;
Farinha de trigo até dar ponto;
Queijo parmesão ralado e sal a gosto.
Como fazer:
Acrescente os ovos, o azeite e o leite em um liquidificador e bata tudo até que fiquem com uma textura homogênea;
Sem parar de bater, junte a maisena e, em seguida, agregue colherada a colherada a farinha de trigo, até dar o ponto;
O ponto se nota quando o som do liquidificador muda drasticamente e a massa fica espessa a ponto de não formar mais um redemoinho;
Acrescente um pouco de queijo parmesão ralado e salgue a gosto, batendo mais alguns segundos para misturar o sal e prontinho.
Para fritar, unte uma frigideira de tamanho médio com azeite ou manteiga e leve ao fogo alto;
Quando estiver bem quente, acrescente uma concha de massa e mova a frigideira em todas as direções, para que se espalhe bem a massa;
Quando começar a desgrudar da frigideira, dê a volta na massa e frite também do outro lado;
Quando estiver bem dourada de ambos lados, retire a massa e reserve;
Repita o processo enquanto houver massa.

Essa receita rende bastante. Se você gostar da massa mais fininha, assim como eu, a receita pode render umas 30 porções. Para reduzir, é só fazer uma proporção aproximada para todos os ingredientes.

Na falta de um liquidificador, eu uso um mixer. O resultado é o mesmo. Outras formas de misturar nunca usei, mas se você testar me diga. O melhor é sempre o liquidificador.

Segredo de mãe: Experimente colocar o queijo parmesão na massa. Dá um sabor todo especial a panqueca, para os amantes de queijo. Além disso, a colher de maisena adicionada é o que confere o caráter mais sequinho e crocante da massa. Não é essencial, mas sempre que puder coloque. Sim, você pode reduzir a quantidade de azeite, ou substituir por azeite de oliva. Sempre coloque ao menos um pouquinho.

Super dica: Eu recomendo sempre fazer um pouco a mais. Panquecas esquentadas são quase melhores que as feitas na hora. Fica a dica. Além disso, você pode guardar a massa para outras ocasiões, como uma nova rodada de panquecas, ou simplesmente para um café da manhã ou da tarde, acompanhada de uma fatia de queijo e presunto, de uma manteiginha derretida ou de um pouco de requeijão cremoso.

Para o recheio de carne moída:
Os ingredientes:
1 cebola grande picada em cubos;
3 dentes de alho amassados
500g de carne moída;
1 lata de palmito em conserva;
1 tomate maduro cortado em cubos;
Azeite, sal e pimenta a gosto;
Salsinha e cebolinha picadas.
Como fazer:
Pré-aqueça o azeite em uma panela e junte a cebola, refogando bem;
Quando estiver começando a dourar, junte o alho e refogue também;
Quando dourar o alho e a cebola, acrescente a carne moída;
Uma vez que a carne esteja bem frita e sequinha, agregue o tomate e o palmito;
Tempere a seu gosto e deixe cozinhar alguns minutos, até que o tomate comece a desfazer-se;
Desligue o fogo, junte a salsinha e a cebolinha e mexa tudo bem.

Eu prefiro a carne mais sequinha para o recheio da panqueca, e colocar o molho por cima. Isso faz com que a massa fique macia, pois sem molho por cima ela resseca na hora de gratinar, mas também evita que fique muito mole e quebre na hora de servir.

Para montar, basta colocar uma colher da carne na extremidade da massa já frita, e enrolar, de modo a fechar a carne no interior. Tente fazer com que a carne fique bem apertadinha, para que não se escape pelas laterais. 

Coloque todas as panquequinhas em um refratário próprio para forno, cubra com fatias de queijo muçarela ou outro de sua preferência, jogue molho de tomate por cima, de modo a cobrir todas elas e finalize com um pouco de parmesão ralado. Depois é só levar ao forno e deixar até que comece a gratinar e pronto!
Bom apetite!
Já sei que ainda devo a receita do molho de tomate, mas prometo postá-la muito em breve. De qualquer forma, não tem muitos segredos, e apenas vou colocar um post separado para comentar como eu faço, já que ele vai estar presente em muitas e muitas outras receitas daqui do blog.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário